10 dicas para planejar uma viagem econômica por conta própria

Desde sempre, todas as viagens que faço são por conta própria. A primeira viagem internacional que eu planejei foi aos 14 anos, pra Buenos Aires. Montei tudo e minha família confiou, e assim fomos. Deu tudo certinho (exceto minha câmera roubada no meu niver e último dia de viagem, mas isso a gente supera… ou não). Desde então, pra mim, essa parte de planejamento é tão gostosa quanto estar realmente lá. Aprendi as coisas mais importantes pra se organizar e tentar gastar o mínimo possível. Agora, venho compartilhar com vocês o passo a passo de preparação pra qualquer viagem que vocês desejarem. Vem comigo conferir o passo-a-passo para planejar uma viagem econômica:
 

1. Planeje-se com antecedência!

Quanto mais tempo você tiver do dia em que resolveu viajar até o dia do embarque, melhor! Muitas coisas precisam ser pesquisadas para que se encontre o melhor preço, então fazer as coisas com antecedência é a chave pra economizar durante a viagem. Planejar mais cedo também pode te ajudar com os pagamentos de algumas coisas. Por aqui, pagamos todas as passagens parceladas nesse meio-tempo, enquanto também vamos juntando dinheiro para os gastos na viagem e pós-viagem, que são geralmente os hotéis, pois pagamos com o cartão de crédito na hora do check-in.
 

2. Escolha do destino

Pesquise e colete todas as informações gerais sobre o destino em que você deseja conhecer: qual a melhor época de visitar (há cidades que lotam em épocas festivas, que são melhores pra conhecer no inverno, outras no verão), em quantos dias dá pra conhecer o seu destino, o que há pra fazer por lá, e se há algum documento necessário na imigração (em caso de viagens internacionais), como visto, passaporte e vacinação, para que você possa correr atrás disso a tempo.
 

3. Passagem

Para esse passo, eu reforço: planejamento com antecedência é a base de toda economia! Passagens de avião, por exemplo, são uma das partes mais caras da viagem e elas sofrem oscilações diárias, então é bom você se dedicar a acompanhar os preços por um tempo, pra saber qual a melhor hora de comprar. Uso o Skyscanner pra isso. Fique de olho também nas promoções! Procure sites que te avisem quando os preços baixam. Uso os sites Melhores Destinos e Decolar pra isso. Se você for fazer uma viagem pra um lugar mais próximo, melhor ainda! As passagens de ônibus não costumam sofrer tanta alteração. Já a gasolina para viagens de carro, é mais relativo.
 

4. Roteiro

Agora sim é a hora de se aprofundar nas pesquisas! Pra fazer o roteiro, eu pesquiso todos os pontos turísticos, e tento agrupar os que ficam mais próximos. Depois, avalio se dá pra conhecer tudo em um dia, ou não. O Google Maps me ajuda muito nisso! Também é bom conferir se há atrações que exigem ingressos ou reservas, porque na maioria das vezes comprar online e com antecedência sai mais barato do que na hora – e te poupa de tempo perdido em filas, também. Além disso, confira os preços de alimentos, restaurantes e lanchonetes, pra ter uma noção de quanto será o gasto diário com comida. Por último, veja algumas informações básicas, porém necessárias como: tipo de tomada (importantíssimo! hahaha), medidas de tempo/peso/tamanho, cuidados de segurança na rua, cultura dos cidadãos locais, entre outras.
 

5. Hospedagem

Mais um passo no qual o planejamento com antecedência é fundamental pra conseguir um melhor preço x qualidade. Quanto mais próximo da data de viagem, menos hotéis possuem vagas disponíveis, e os mais econômicos são os primeiros a acabar. Quando eu procuro por um hotel, levo em consideração o preço, a avaliação dos hóspedes anteriores, a proximidade com os locais que desejo conhecer, e, claro, um tiquinho de conforto. Achar um hotel que tenha um ótimo custo-benefício é o ideal! E o Booking é o meu site preferido de busca de hospedagens.
 

6. Meios de transporte

Verifique quais os meios de transporte que você precisará usar e quanto isso te custará. Cada cidade tem um estilo de vida próprio, e os meios de transporte fazem parte disso. Em Buenos Aires, andava muito a pé, mas peguei metrô algumas vezes e táxi só pra sair e voltar pro aeroporto. Na Flórida e na Califórnia os lugares são muito distantes uns dos outros, então optamos por alugar um carro. Em NY utilizamos muito o metrô e as perninhas (kkkkkk). Na Escandinávia e na Alemanha utilizei muito os trens, metrôs e bondinhos pra chegar nos lugares. No Rio, utilizamos Uber e metrô, além das pernas. Cada cidade funciona de um jeito, portanto vale a pena a pesquisa pra saber qual a melhor forma de deslocamento.
 

7. Seguro viagem

Muita gente não liga pra isso, mas gente, eu acho imprescindível viajar com um seguro viagem e não me vejo fazendo isso sem ele. Morro de medo de acontecer alguma coisa comigo e não ter como solucioná-lo. Algumas empresas costumam fazer por um preço bem em conta, na Decolar você pode optar pelo seguro quando compra a passagem, e (como é o meu caso) há cartões de crédito que oferecem o seguro de graça quando você compra a passagem usando-o no pagamento. Informe-se e veja qual o melhor pra você!
 

8. Dinheiro

Com todos os valores em mãos, coloque seus gastos na ponta do lápis e vai anotando quando será o pagamento de cada coisa. Depois disso, é só planejar as economias pra ter dinheiro suficiente pra levar. Eu, particularmente, prefiro levar o dinheiro em espécie, porque tenho medo de perder um cartão pré-pago. Mas se o lugar for perigoso (como alguns destinos nacionais, infelizmente), é uma opção a se considerar. E sempre recomendo levar um valor a mais que o calculado, pra caso aconteça algum imprevisto ou emergência. Leve também um cartão de crédito e/ou débito com o mesmo propósito. Caso precise trocar a moeda brasileira, recomendo trocar uma pequena quantidade aqui e o restante no destino. As taxas de câmbio lá fora costumam ser bem melhores que as daqui.
 

9. Malas

Antes de arrumar suas malas, preste atenção no limite de bagagem e de peso. Não encha sua mala de coisas, porque eu TE GARANTO que você vai acabar comprando alguma coisa por lá e vai se arrepender quando ver que mal tem lugar pra colocá-la — digo por experiência própria. Pesquise sobre o tempo climático atual e leve somente o que for essencial, optando por peças em que são válidas as repetições e mistura de combinações. Tenha uma bolsa ou bagagem de mão com todos os seus documentos em uma pastinha, juntamente com os itinerários, um guia local/linguístico/mapas, e outros documentos pessoais. AH! Faça um checklist pra não se esquecer de nada!
 

10. Baixe apps que te auxiliem durante a viagem!

Em viagens internacionais, percebi o quão importante é ter um chip local com internet. Não apenas pelos stories e fotos postadas em tempo real, mas porque não tem como se perder, por exemplo, com a ajudinha de um Google Maps (e derivados), além de poder ver na hora o que há perto da gente e nos fazer aproveitar ainda mais o lugar em que estamos. Há aplicativos gratuitos que podem te ajudar em todos os sentidos possíveis, inclusive nos passos anteriores. Aqui no blog, já fiz uma lista com os melhores apps de viagem pra baixar antes de embarcar em uma. Dá uma conferida lá!

Gostou das dicas? Como você costuma se organizar pra viajar?
Conta pra mim aqui nos comentários!

Comments (76)

  • Dai Castro

    17 de agosto de 2018 at 01:14

    Ahhh sabe aquele post que vem na hora certa? Pois é, é esse! hahaha Estou pra planejar uma viagem com o boy nas férias dele e não posso esquecer esses detalhes, principalmente para economizar e não esquecer coisas básicas!!

    Beijos!
    Colorindo nuvens

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 00:37

      AAAAAAAAAA fico muito feliz que esse post já será útil assim a curto prazo hahahaha aproveita as dicas e boa viagem pra vocês <3333

  • Unknown

    17 de agosto de 2018 at 12:19

    Thanks for sharing your info. I really appreciate your efforts and I will be waiting for your further write ups thanks once again.
    Premium Pens online

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 01:39

      Thank YOU for visiting sweetie!

  • Fernanda

    17 de agosto de 2018 at 18:24

    Olá Steph,

    Gostei das dicas, vou anotar tudo pois ano que vem gostaria de viajar. 😀

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 01:40

      Anota tudo sim, vai valer a pena!!!

  • Patrícia Ramalhete

    17 de agosto de 2018 at 21:30

    Excelentes dicas! Também costumo ser eu a planear as viagens de família e sigo as mesmas linhas!

    Beijinho*

    http://www.noobdamaquilhagem.com/

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 01:46

      Massa, Patrícia! hahahahaha e eu ainda faço esse planejamento com muito amor! AMO! <3

  • Adriane Araujo

    17 de agosto de 2018 at 21:47

    Adorei as dicas, ótimas para organizar qquer viagem

    Bhss

    Blog Adriane Quaresma

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 01:47

      É verdade, Adriane!

  • Marisa Cavaleiro

    18 de agosto de 2018 at 17:52

    Oi
    Isso são dicas de quem é mesmo pro em viagens, tá aí tudo o que necessitamos para viajar.
    Muito bom post.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 01:59

      Ahhhhh, muito obrigada Marisa!

  • Hey I'm With The Band

    20 de agosto de 2018 at 15:02

    Eu tenho vontade de fazer uma viagem por conta própria, mas tenho um certo receio…
    Esse Skyscanner é bom mesmo? Você já comprou passagens aéreas por ele?
    Gostei muito das dicas, acho que tenho que deixar o medo de lado e me arriscar mais nisso de planejar viagens!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 01:59

      Já comprei pelo Skyscanner! Funciona sim! Se souber usar as ferramentas certas não precisa ter medo não, só se joga nas viagens hahahaha ♥

  • .lívia.

    20 de agosto de 2018 at 20:12

    muito boas dicas! eu sempre viajo sozinha por me dar mais liberdade de montar meu roteiro e achar mais barato. as principais dicas com certeza é mt planejamento e quanto antes mais barato

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 02:04

      MEU SONHO VIAJAR SOZINHA! Mas enquanto ainda não o realizo, vou montando o meu e influenciando a família hahahahahaha

  • Alice

    20 de agosto de 2018 at 20:54

    Adoro viajar e com suas dicas me deu mais vontade ainda de começar planejar a próxima viagem!!
    Beijoos

    Esmaltadas de Alice

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 02:11

      AAAAAAAAAA muito feliz em te fazer sentir isso! ♥♥♥

  • Clayci

    21 de agosto de 2018 at 12:19

    Amei as dicas.
    Quando tudo é feito de forma planejada dá um alivio né? =D

    Sai da Minha Lente

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 02:15

      Simmmmm, e como! Hahahaha

  • Nanda Doria

    24 de agosto de 2018 at 21:55

    Aquele post útil e maravilhoso pra favoritar e salvar <3
    Amo viajar e planejar com meu marido, mas as vezes a loucura e correria é tanta que esquecemos de muita coisa né.
    Amei seu post!

    Como sempre, passei séculos longe do blog por motivos de falta de organização hahaha, mas atualizei e espero passar aqui com mais frequência. Saudades de seus posts… Beijos, ;*
    http://www.nandadoria.com.br

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 02:23

      Aiiii, muito feliz que você tenha amado tanto o post assim, Nanda! Muito obrigada, de verdade <3 Por aqui também rolou a mesma coisa, então sei bem o que você tá passando hahaha MAS TAMO DE VOLTA, UHUL!

  • Kaila Garcia

    27 de agosto de 2018 at 15:48

    Dicas valiosas! Com o preço de tudo aumentando e nosso salário tão pequeno está cada vez mais difícil viajar. Quero me planejar e conseguir fazer uma viagem por ano. Nesse já consegui, vamos ver no ano que vem! Com certeza me lembrarei das suas dicas!

    http://www.kailagarcia.com

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 02:25

      É verdade, Kaila. A crise bateu mas ainda assim dá pra se planejar e viajar sem gastar tanto quanto imaginamos. Lembre sempre das dicas mesmo, viu? ♥

  • Leidiana Pereira

    27 de agosto de 2018 at 17:31

    Adorei suas dicas, elas são bem úteis para mim porque na minha formatura de 2020, quero muito fazer uma viagem e quero planejar tudo sozinha. hehe
    Já estou começando a juntar dinheiro, ver os preparativos para dar tudo certo.
    Vou absorver e muito suas dicas para deixar a viagem perfeita e econômica.
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 02:34

      Ahhhhh, você é das minhas então! Pretendo viajar na formatura, também hahahaha. Se joga nas dicas então, que quando mais você economizar, melhor, né? Pode ser que sobre até uma graninha pra comprinhas 😛

  • Mary Soeiro

    27 de agosto de 2018 at 18:48

    Achei sensacional suas dicas, vou anotar pois fim do ano quero viajar.
    Já estou seguindo uma das dicas planejando com antecedência.
    Beijos

    http://www.glamour2.com

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 02:36

      Aiiii, fico feliz que minhas dicas já estejam te ajudando! <3

  • C.

    27 de agosto de 2018 at 19:19

    Excelentes dicas 😀 muito obrigada!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 02:37

      Eu quem agradeço por ter adorado! 😀

  • Simone Benvindo

    28 de agosto de 2018 at 13:37

    Amei as dicas, tenho vontade de fazer uma viagem ao Peru ♥
    Charme-se

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 02:40

      Quero! Machu Picchu é um sonho <3

  • Hey I'm With The Band

    28 de agosto de 2018 at 17:47

    Steph muito obrigada pelo comentário lá no blog ♥
    E certeza que vou usar essas suas dicas na minha próxima viagem, que inclusive espero que não demore muito.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 02:48

      Tamo junta, Val! Fé no pai que a viagem sai! hahahahahaha ♥

  • Unknown

    28 de agosto de 2018 at 19:30

    Destinos eu tenho, falta o dinheiro para pagar hahahah
    Ótimas dicas!
    ps: me manda uma mensagem no Instagram @diadebrilho quero falar com vc!
    bjs http://www.diadebrilho.com

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 02:52

      SOMOS DUAS! Hahahahaha
      Ai, só vi isso agora, mil perdões pela demora, mas vou entrar em contato já! <3

  • Luiza Helena Vieira

    29 de agosto de 2018 at 00:01

    Menina, o Booking é vida demais!
    Quando viajo, eu prefiro não levar muito em espécie, mas sempre levo porque nunca se sabe…
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra a um exemplar autografado de O que eu tô fazendo da minha vida
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. São quatro kits; um para cada ganhador

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 02:56

      SIMMMMMMMM! Só amor pelo Booking, sério! <3 Já eu prefiro levar em espécie porque tenho medo de perder os cartões hahahaha Mas aí é da preferência de cada um mesmo…

  • Unknown

    29 de agosto de 2018 at 03:04

    Adorei as dicas! Minha meta para 2019 é viajar bastante!! Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 02:58

      AAAAAAAAA seria meu sonhooooo? ♥

  • Unknown

    29 de agosto de 2018 at 10:16

    This is such a lovely idea! I totally want to try this!!
    Corporate caps online

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 03:07

      Yey thanks!

  • Priih

    30 de agosto de 2018 at 17:35

    Oi Steph, tudo bem?
    Adorei todas as dicas! Estou planejando uma trip internacional e esperando aquela época de 60-90 dias antes da viagem pra conferir passagens aéreas e promoções. Mas o hotel quero reservar por agora, para garantir bons preços.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 03:10

      Oiii! Te aconselho a reservar o hotel após as passagens, porque as vezes dá pra achar uns preços mais baratos para voos com poucos dias de diferença da data inicial. Mas se quiser garantir os hoteis, tenta reservar com cancelamento grátis! No Booking isso é possível 😀

  • Léa Yasnaya

    30 de agosto de 2018 at 19:47

    Vi o post dos app pra viagem e salvei aqui! Tô nessa fase das pesquisas, dá um trabalhão mas é super necessário para evitar perrengues e descobrir muitas dicas.
    Lendo esse post bateu uma ansiedade boa ♥
    Já tá minha pasta que abri sobre viagem. Organizo tudo nela, separando posts com dicas e outras pastas com imagens dos lugares que quero visitar, como também vídeos que gravo do insta e transfiro para o notebook, e sempre separando em pastas, para ter noção de ruas, tipo a pessoa em movimento mesmo, sou detalhista 😀
    Fico sabendo quase tudo do lugar e nem pisei ainda rs mas passa uma segurança muito boa!

    Adorei tuas dicas e o blog! Ficarei de olho!!
    xero
    https://leayasnaya.blogspot.com/

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 03:19

      Morta na sua organização, adorei! Arrasou demais, viu? Hahahaha Fico feliz em poder ter ajudado com mais dicas pra ti. Muito obrigadaaaaa! ♥♥♥

      Com amor,
      Steph • Não é Berlim

  • Thami Sgalbiero

    1 de setembro de 2018 at 04:20

    E eu aqui pensando em tentar não gastar nada no cartão de crédito, iludida estou… Porque lembrei que as passagens são compradas na internet e para isso o uso do cartão de crédito é certo, hahaha! Isso de escolher o destino e ver toda a documentação é crucial né? Imagina ser barrada depois de ter comprado tudo? Só choraria. Já vi muita gente falar bem desse Booking. Agora o que sempre fico na dúvida: hotel ou hostel? Qual será o melhor? Isso dos meios de transporte eu penso muito também e até implica com a escolha da hospedagem né? Se for um lugar que fica mais perto das coisas que você quer visitar e conhecer, nem precisa se preocupar com transporte, porque aí faz tudo a pé mesmo. Opa! Já me diz que cartão de crédito é esse que já dá o seguro de graça, porque é uma boa! Sobre isso do dinheiro, se eu levar o real em espécie e for trocar lá fora, pode? Desculpa, a pergunta pode ser bem idiota mas é que eu nunca viajei lá pra fora, então não sei mesmo, hahaha! Queria passar tudo no cartão de débito, mas não sei se aceitam a bandeira lá. Isso da mala eu sempre penso em levar o básico de tipo 1 calça jeans, 1 short, 3 blusinhas, 1 chinelo e 1 tênis, e aí se precisar de algo, compro direto lá né? Os app de viagem são os principais que, com certeza, vão me ajudar MUITO! Amei esse post e vou até salvar aqui. (Se quiser pode responder essas minhas perguntas por DM no Instagram, é até mais fácil né?)
    Beijos!

    http://www.likeparadise.com.br

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 03:30

      HAHAHAHAHA é verdade, acho que não tem como pagar passagens no boleto, nunca reparei nisso… Acho que a escolha entre hotel e hostel vai muito do seu tipo de viagem e com quem você tá. Eu, por exemplo, se viajo com meu namorado, optamos por hotel, assim como minha família também prefere. Mas com amigas já encaramos pousadas e hostels e foi ótimo! Mas se você quer economizar ao máximo, o hostel é a melhor opção, principalmente se você tiver só. O cartão que a gente recebeu o seguro viagem foi o cartão da Porto Seguro, que minha mãe fez junto com o seguro do carro. Melhor coisa! Eu acho que aceita débito sim, ao menos as bandeiras mais conhecidas. EXATO! Só levar o básico e encher a mala de comprinhas pra voltar depois hahahaha. Feliz por ter adorado e por salvar o post! Era pra responder essas perguntas antes de você viajar, né? Agora você já voltou, mil desculpas :(((

  • bella pagina

    1 de setembro de 2018 at 19:54

    Adorei as dicas de viagens, estou me programando e planejando para viajar em dezembro, e vou usar suas dicas.
    beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 03:38

      Obaaa, aproveita as dicas sim! Boa viagemmmm! <3

  • Juliana Carvalho

    2 de setembro de 2018 at 03:18

    Adorei as dicas!
    Juliana, dos Vestidos longos

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 03:40

      Obrigadaaaaa <3

  • Unknown

    5 de setembro de 2018 at 03:17

    Gostei da sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ❤️ ..

    Meu Blog: Tudo Sobre o Badoo

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 03:41

      Que lindaaaaaaa, muito obrigada, fico realmente muito feliz em ler isso! Volte sempre, viu? ♥♥♥

  • Yanna

    5 de setembro de 2018 at 14:19

    Amei as dicas!! Vou viajar em 2020 e já estou planejando tudo kkkk Vou salvar esses sites pra já ir buscando preço de passagem!! Adorei!!
    Beijoos
    Yanna Karim

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 03:42

      HAHAHAHAHAHAHA ISSO MESMO, MUITO BEM! Pode usar e abusar das dicas. Boa viagem, desde já ♥

  • Juliana Ferreira

    6 de setembro de 2018 at 00:29

    Essas dicas são maravilhosas demais e ajudam muito.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 03:54

      Ahhhh, muito obrigada! Feliz demais em ler isso!

  • Unknown

    6 de setembro de 2018 at 10:24

    Thanks for sharing such great post great blog ….. keep updating !!
    Portronics power bank 20000mah

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 03:55

      Thank youuuu!

  • Hellz.

    14 de setembro de 2018 at 18:46

    OOOOOOOOOOI

    de fato, a chave pra realizar uma viagem de maneira economica é uma só: PESQUISA. Muita paciencia, amor e carinho pra pesquisar melhores maneiras.
    Concordo demais com seu post. Ano passado fui pra o Rock In Rio e comecei a planejar tudo com meses de antecedência. Comprei passagem bem antes do evento, já consegui reservar apê próximo da cidade do rock (e economizar no transporte) e fiquei só no aguardo da venda dos ingressos. No dia da viagem, já tava tudo pago!
    e o que me deixa mais orgulhosa é que eu paguei sozinha por tudo <3
    viajar é bom demais, né?

    beijo
    http://www.beinghellz.com.br

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 03:57

      Ahhhhh que arraso! Tá vendo? Apesar da ótima sensação que dá em decidir viajar de última hora, não tem coisa melhor pro bolso do que o planejamento com antecedência. Viajar é vidaaaa ♥

  • Mari Dahrug

    20 de setembro de 2018 at 16:45

    Estou ficando craque nessa arte rsrs. Ótimas dicas!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 04:01

      HAHAHAHAHAH tem que ficar, o bolso agradece 😛

  • Renata Prado

    6 de outubro de 2018 at 20:46

    Nisso de viagem sou uma tragédia kkk Foi para Alemanha Dortmund e pesquisei apenas um pouco, o resto foi lugares que as pessoas foi indicando rsrs

    Com carinho Renata Prado | LuArtico |

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 04:04

      hahahahaha o importante é que deu certo, né?

  • Unknown

    17 de outubro de 2018 at 12:25

    Wish you Happy Diwali!!!
    Customize Leather Diaries

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 04:07

      Thanksssss!

  • Regulamentos das Loterias

    19 de outubro de 2018 at 01:43

    Excelente Artigo !! Eu estou adorando visitar blog, sempre tem conteúdo de muita qualidade …. São muitos legais, e interessante ….

    Parabéns !!!!

    Posso compartilhar este artigo no meu Facebook ?

    Meu Blog: Apostando na Loteria

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 04:08

      Ahhh, muito obrigada! Sinta-se a vontade para compartilhar. Só não esquece dos créditos, hahaha <3

  • Carla Wolf – Vestindo Ideias

    22 de outubro de 2018 at 02:24

    Eu sou a louca da pesquisa, sério! E planejar com antecedência é essencial cara, já pensou um mês antes e ainda não ter fechado hospedagem? Nem a pau! Eu pesquiso muito os lugares que quero ir pelo TripAdvisor, eu amo ver o que os outros acharam!

    http://www.vestindoideias.com

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 04:09

      Simmmm, é muito verdade isso Caah! Sou bem assim também hahahahaha

  • Mel

    6 de novembro de 2018 at 10:47

    Boas dicas ^_^ Por acaso sou impulsiva e sei que isso não é boa ideia quando se trata de fazer uma viagem, pelo que vou recordar-me deste artigo. Já fizeste alguma lista de sugestões para quem gostasse de visitar o Brasil e não sabe por onde começar? Por acaso tenho interesse 🙂

    Beijinho*

    1. Stephanie Vasques

      7 de novembro de 2018 at 04:14

      Hahahahaha eu acho demais a sensação de decidir viajar de última hora, mas tem vezes que é melhor se planejar antes mesmo… Adorei a ideia de post, Mel, muito obrigada! Vou planejar e postar aqui em breve, certo? <3

  • Clara Oliveira

    27 de julho de 2020 at 15:20

    Oi, Ste! Estou tão feliz de achar um blog de viagem com que eu me sinta mais próxima! Tenho 16 anos e vivo sonhando com o dia que eu vou viajar pelo mundo e realizar meu sonho! Obrigada por participar disso! Um beijo enorme! Todo sucesso para ti, estou torcendo muito!

    https://claraaoliveira.blogspot.com/

  • Ray Cunha

    20 de junho de 2021 at 09:06

    Olá Ste,
    Adorei suas dicas! Eu amo viajar mas no geral sou meio impulsiva e acabo decidindo tudo de última hora, e esse mal costume acaba por falhar em certos detalhes. Um dos planos é me planejar melhor e voltar a conhecer novos locais assim que as coisas melhorarem. Com certeza vou usar seus pontos e dicas como base para um planejamento mais eficiente.

    Beijo!
    http://www.amorpelaspaginas.com

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post Anterior

Do preto natural ao ruivo: como chegar no tom dos sonhos em casa – e sem descolorir!

Próximo Post

Meus produtos de make do dia-a-dia