Não é Berlim, é Dublin! — Primeiros passos: Escolhendo a agência e a escola

FOTO: FLICKR

Dia dhuit!

Antes de começar o segundo post, queria agradecer pelo apoio de vocês e por todas as mensagens carinhosas que recebi! Acho que nunca fiquei tão feliz por (finalmente) começar um projeto.

Bom, como prometido no post anterior, hoje quero trazer aqui uma maneira de como iniciar um plano de viagem e, o mais importante, fazer todo o seu planejamento dar certo! Entretanto, quero fazer de uma forma diferente. Como não acredito muito nessa história de “Passo a passo de como fazer e blá blá blá” eu vou contar a minha versão de como eu decidi pela Irlanda e como escolhi a agência de intercâmbio e a escola onde vou estudar. 


LEIA MAIS SOBRE INTERCÂMBIO EM DUBLIN:


FOTO: FLICKR


Por que decidi fazer intercâmbio?

Tudo começou com a minha vontade GIGANTESCA de fugir. Eu sou apaixonada por outras culturas, sempre quis viajar para o exterior e por diversos motivos (além da falta de verba), eu sempre adiei essa viagem. Até que, por insistência de uma amiga minha e pela necessidade que senti de melhorar o meu inglês, eu resolvi dar tudo de mim pra que o projeto #RafaEmDublin funcionasse.


O meu primeiro passo foi mais difícil do que eu esperava: Tive que aceitar que os meus planos dependem de mim pra darem certo. Que 90% é de minha total e completa responsabilidade. Por mais cruel que isso pareça, a verdade é bem simples: É preciso correr atrás, principalmente quando o destino faz questão de ir na direção contrária.

Depois disso, veio a parte de escolher o destino, e a Irlanda (definitivamente) não era a minha primeira opção! Hahahaha. Eu, inicialmente, pensei em ir para a Inglaterra. Mas, quando comecei a pesquisar as agências e os destinos, recebi uma faca no coração (e no bolso). A Inglaterra tava totalmente fora do que eu poderia pagar. Daí, olhando o catálogo de uma das agências, eu encontrei a Irlanda: País pelo qual sou apaixonada e até já tive planos de visitar em 2014.

FOTO: FLICKR

Mas, Rafa… Por que a Irlanda?

A Irlanda é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. E eu, como conheço bem pouco sobre Dublin, me senti mais confortável sabendo que vou acabar achando muitos brasileiros por lá (Apesar de que brasileiro a gente encontra em qualquer lugar, né? kkkk). Além disso, é um destino relativamente mais barato que os outros, e tem uma qualidade de vida muito boa, com segurança e transporte público de qualidade. Além de poder estudar e treinar o inglês, Dublin tem estudantes de todas as partes do mundo, ou seja: Pra mim, que quero praticar o pouquinho que sei de Francês/Espanhol, era mais um ponto a favor! E, o mais importante: A Irlanda fica na Europa e faz parte da União Europeia, me permitindo anexar mais 2 destinos ao meu itinerário – Espanha e França (Onde eu e minha amiga temos família, ou seja, a hospedagem é grátis!)

Escolhido o destino, era hora de escolher a agência de intercâmbio: 

E pra quem, assim como eu, não faz ideia de por onde começar a escolher, a Rafinha missionária (kkk) vai apresentar o site que salvou (e continua salvando) a minha vida. Ta da da dam: E-dublin!



Nesse site, ao clicar em “comece aqui”, como no print acima, você será redirecionado pra uma página onde serão pedidas algumas informações suas (nome, e-mail, etc). Podem ficar tranquilas que o site é SUPER seguro! Com isso em mãos, eles passarão essas informações para as agências parceiras do e-dublin, que são confiáveis e possuem preços acessíveis. Assim, todas as agências parceiras enviarão um e-mail para você, com orçamentos e diversas informações sobre as escolas e os preços de cada uma dela, de acordo com a quantidade de semanas do seu intercâmbio. (Prometo fazer um post só sobre o e-dublin, porque tem tanta coisa boa que não vai caber aqui.)

Por querer economizar o MÁXIMO possível, eu pedi que todas as agências me enviassem o orçamento SEM a hospedagem, ou seja, só com o curso de inglês e dentro do período de um mês. Ainda estou resolvendo onde vou ficar hospedada lá em Dublin (e aproveitando pra conhecer melhor a cidade), e assim que fechar tudo, faço um post com todas as opções de hospedagem e qual ficou mais em conta pra mim!

Quanto custa estudar por um mês na Irlanda?

Umas 6-7 agências me responderam com orçamentos mas, após algumas trocas de e-mail, várias delas nem responderam mais. Das que me responderam, esses foram os orçamentos enviados:



A Global Study foi a minha primeira opção logo de cara! Era mais barata, tinha escritório aqui em Salvador, e a Andrea, que me atendeu durante a passagem do orçamento, foi super atenciosa. Entretanto, acabei não escolhendo a Global porque a agência que eu escolhi me mandou mais opções de escola, e me deixou mais segura com a escolha (Vou falar mais dela lá embaixo!).



A IE foi a mais cara de todas. Minhas amigas já fizeram intercâmbio por ela, mas me decepcionei um pouco (e JURO que não foi com o preço). Pedi um orçamento pra 4 semanas e SEM HOSPEDAGEM, e me mandaram pra 2 semanas COM HOSPEDAGEM, além do preço ter saído mais caro que as 4 semanas em todas as outras que me responderam. Fora que não me atenderam com toda aquela atenção que a gente precisa no primeiro intercâmbio. Mas, a IE é bem conceituada por aqui.


Eu também já conhecia a EF e pesquisei os destinos no catálogo deles! (Podem pedir pelo site, vem de graça e vale muuuuito a pena). Sou apaixonada pela EF, pelo tratamento deles e por toda atenção que dão pro intercambista, fora que VOCÊ TEM 3 MESES DE CURSO ONLINE, DEPOIS DO INTERCAMBIO, NA ENGLISH TOWN! Mas, infelizmente, não escolhi a EF pelo simples motivo de que a agência que eu escolhi estava um pouquiiinho mais barata. E qualquer pouquinho no meu orçamento faz uma baita diferença.

A agência e escola escolhidas:



Enfim, acabei escolhendo a IPB – Intercâmbio para Brasileiros por ter encontrado nela tudo o que não encontrei nas outras. Quase um amor a primeira vista. Hahahaha!


Primeiro, porque a Paola (consultora da IPB que me atendeu) foi uma fofa! E depois que foi uma das agências com o preço mais acessível e compatível com o meu orçamento (que é de 13 mil reais pra TODA a viagem – E que será parcelado de 210938109238 vezes). Apesar da agência não possuir escritório na minha cidade, isso não foi um problema. Ela sempre respondia aos e-mails bem rapidinho, e tirava todas as minhas dúvidas, sendo sempre muito educada e atenciosa. Além disso, ela apresentou diversas opções de escolas e cursos, me dando liberdade na minha escolha e me ajudando bastante com dicas e videos. E essas foram as opções:


Das três, a ECM foi a única escola que eu já conhecia. Ela é SUPER conceituada e tem uma estrutura muito boa, só que o preço acabou ficando um pouco salgado pra mim.


A Infinity foi a minha primeira opção por ser mais barata que as outras e por oferecer uma estrutura muito boa. Entretanto ao conversar com a Paola e pesquisar (um monte), optei pela IBAT, que no quesito custo-benefício foi a que mais me agradou. 


Não posso falar muito sobre a escola como eu gostaria, até porque sei bem pouco ainda. Mas, segundo a Paola (e as minhas pesquisas paranoicas durante a madrugada) o prédio da IBAT é super moderno, os professores são super gentis e interativos, e os alunos são de todas as partes do mundo (Uhuuu!).

O meu plano é de 4 semanas de curso General English (inglês geral), com 20h semanas de aula,  no turno matutino. No pacote, também foi incluso 01 dia de almoço no restaurante Taste of Brazil. Sem contar na assistência e auxílio da agência por lá.

Eu escolhi a seguinte forma de pagamento: Entrada de 514 reais + 6 parcelas de 341 no boleto, totalizando 2564 reais. Foi a mais confortável, mas a IPB apresenta diversas outras formas de pagamento.


E assim eu terminei a primeira fase do meu intercâmbio. Lembrando que esse foi o preço feito para MIM, e que ele é baseado nas alterações de câmbio, ou seja, pode acabar ficando mais caro ou mais barato pra vocês. 

Bom, acho que pra um bom começo, todos esses passos são essenciais. 

Qualquer dúvida/perguntas sobre algo que não ficou claro ou que não tenha sido comentado nesse post, fiquem á vontade pra comentar, e responderei tudinho!

E aí? Partiu Irlanda?
Beijos da Rafa!



SALVEM NO PINTEREST:

Comments (58)

  • Hilary Young

    13 de agosto de 2015 at 05:01

    Great post! thanks for sharing. Do you want to support each other's blog by following each other?:) Please let me know if you do so I can follow you right back x

    kisses

    http://www.theclosetelf.com/

  • Natali L.

    13 de agosto de 2015 at 18:35

    eu adoro a Irlanda e amei seu post , atmbém estou afim de fazer intercâmbio assim que pegar férias na faculdade , (vou entrar ano que vem só haha) mais já penso nisso , amo aprender novas culturas etc ^^

    http://www.nataliloure.blogspot.com

  • Flávia Batista

    13 de agosto de 2015 at 21:26

    Conheço várias pessoas que foram pra aí pra estudar e não queriam mais voltar!
    Morro de vontade de ir também. amei o post!
    Bjs

    http://www.digoporai.com

  • Mariane

    14 de agosto de 2015 at 00:06

    Adorei a publicação, ficou muito completa! Tenho vários amigos que estão lá fazendo intercâmbio e amando! Minha dica é para tentar conhecer a Itália também, vale a pena <
    Beijo

    Dicas para Todas

  • Adriane Araujo

    14 de agosto de 2015 at 02:31

    Que legal vc vai fazer intercambio, eu tb conheço um pouco da Irlanda e tb gosto muito de lá

    Bjss

    http://www.adrianequaresma.com.br

  • Lolla Camelo

    14 de agosto de 2015 at 02:44

    Ai que sonho!
    Eu tenho MUIIITA vontade de conhecer a Irlanda, outro dia até sonhei que estava lá hahahahahaha
    já estou louca para acompanhar os seus posts aqui sobre os preparativos para a viagem <3

    Beijos,
    rodoviadezenove.blogspot.com.br

  • estuda babis

    14 de agosto de 2015 at 03:39

    Olá
    Uau, que sonho maravilhoso você esta vivenciando !
    Imagino como deve ter sido complexo comparar preços, achar o melhor lugar com um preço que dê para bancar. Espero que sua experiência seja maravilhosa.
    Beijos
    http://www.blogoosferando.com.br

  • Unknown

    14 de agosto de 2015 at 12:39

    Nossa, que legal!
    Tenho muita vontade de fazer um intercâmbio, mas vou deixar para fazer uma pós fora 😀
    Bisous,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

  • Unknown

    14 de agosto de 2015 at 17:39

    Que ótimo! Amei o post, parabéns pela determinação e boa sorte! Beijos

    tresazero.blogspot.com.br

  • Cristiane Andrade

    14 de agosto de 2015 at 20:51

    Eu imaginava que era bem mais caro, sério, mas até que você conseguiu pelo um preço bom, eu sigo uma menina que já fez intercambio para lá, e a beleza de dublin é muitoooo bonita. Boa sorte! 🙂
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos! <3

  • Alice

    15 de agosto de 2015 at 02:35

    Ah que legal,adorei as dicas!! A Irlanda parece ser um lugar incrível, aproveite!!
    Beijoos

    Esmaltadas de Alice
    Canal no YouTube

  • La Joie de Vivre!

    15 de agosto de 2015 at 19:47

    adorei o post e as dicas, minha querida! dublin é uma cidade lindíssima 😀 beijos

  • Carol Xavier

    15 de agosto de 2015 at 20:24

    aiinw muito legal flor, eu nunca tive vontade de fazer intercâmbio acredita? rsrs acho que sou de outro mundo
    beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

  • Marcela Miranda

    16 de agosto de 2015 at 19:26

    Recebi a pouco tempo uma revista da EF e fiquei morta de vontade de viajar!
    Beijos <3

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 03:25

      Aquela revista é o fim de qualquer pessoa que adora viajar. Tantos destinos, tantos lugares pra conhecer, aaaaa! Mas é maravilhosa! Hahaha.
      Beijos, flor 🙂

  • Cat

    16 de agosto de 2015 at 19:59

    Adorei as dicas. Nunca estive na Irlanda, mas parece ser um óptimo destino.

    http://thesunnysideoflifeblog.blogspot.pt/

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 03:21

      Pelo pouco que conheço, me apaixonei pela Irlanda! Beijos, flor! <3

  • Unknown

    17 de agosto de 2015 at 00:24

    ooooooi rafa, futuramente quero fazer intercambio …
    mas é um alto investimento mas vale muito a pena né.. vou acompanhar seus post's *——* adorei http://www.blahoestraich.com.br

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 03:20

      O investimento é alto, mas sempre dá pra dar um jeitinho! Hahahaha.
      Espero que tu consiga fazer o teu! Beeeijo, linda <3

  • Carla Wolf – Vestindo Ideias

    17 de agosto de 2015 at 01:56

    Ai primeiro post que conta tudo, até valor! Li do começo ao fim e nem tenho planos de viajar tão cedo hahaha Amo sua sinceridade, continue assim pf <3

    http://www.vestindoideias.com

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 03:19

      Ahhh, espero que, quando tu for viajar, sirva pra pelo menos organizar o teu plano de viagem! E que tua experiência seja incrível! Brigada, tá? Beijos, flor <3

  • siça ramos

    17 de agosto de 2015 at 02:56

    gostei do post e das dicas parabens
    beijos
    http://www.estillopropriobysir.com

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 03:15

      Brigada, flor! Beijão. <3

  • Unknown

    17 de agosto de 2015 at 13:22

    Gente, vocês são boas hein! O post ficou super completo e de linguagem super fácil.
    Estou adorando o blog de vocês! Sucesso gurias!

    Beijos, Fran.
    http://www.delirioscotidianos.com

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 03:14

      Que querida! Hahahaha, Curto muuuito teu blog, muito obrigada pelo comentário.
      Sucesso em dobro pra ti, beijão! <3

  • Thais Rodrigues

    17 de agosto de 2015 at 20:27

    O sonhoo conhecer a Irlanda <3 Esse post está mais completo do que tudo, está mais para Roteiro. Beijoos

    http://www.caprichadissimas.com.br/

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 03:13

      Hahahahaha! Quis deixar o mais explicadinho possível, pra ajudar os perdidos no mundo (como eu!)

      Beijão!

  • Nanda Doria

    17 de agosto de 2015 at 22:28

    Meu Deusssssssss, que bacana mesmo.
    Parabéns pela conquista de verdade, imagino como deve estar sendo maravilhoso viver isso. A Irlanda é mágica, nunca fui claro haha, mas gostaria muito de conhecer, deve ser um lugar maravilhoso. Até hoje só saí do Brasil pra Orlando, mas tem tanto lugar do mundo que eu quero conhecer… Viver por mais tempo lá fora então, deve ser muito legal, parabéns!

    http://www.vodkaescarpin.com.br

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 03:12

      Que lindaaaaaa! ´Preciso dizer que adoro teu blog? Não, né? Hahahaha.
      A Irlanda é maravilhosa, e vai ser a minha primeira viagem internacional. Tô nervosa com mil meses de antecedência! Orlando, inclusive, tá na minha lista de lugares que quero conhecer! Deve ser maaaravilhoso.

      Obrigada, e mil beijosss!

  • Unknown

    18 de agosto de 2015 at 17:31

    Que post legal, adorei! Eu quero muito conhecer a Irlanda já vi vários vídeos de pessoas que fizeram intercâmbio por lá e me dá muita vontade de fazer, seu post me ajudou muuuito cheio de informações, bem legal.
    Beijos,
    http://www.quemvepensa.com

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 03:09

      Eu tava louca pra fazer alguns videos, até porque quase nunca encontro videos completinhos, a não ser os do E-dublin. Talvez quando eu estiver lá faço uns videos e umas fotinhas mostrando tuuudo!

      Obrigada, linda! Beeeeijos <3

  • Camila Marinho

    18 de agosto de 2015 at 21:20

    Nossa adorei as dicas tudo muito bem explicado, fiquei com mega vontade de viajar *_*
    Bjos

    Blog Papo Garota | YouTube | Fanpage | Instagram |

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 03:07

      Obrigada! Espero que a vontade aumente e você consiga viajar, também! Hahahah *-*

      Beijos, flor!

  • Erica Cruz

    19 de agosto de 2015 at 00:02

    Aii.. Que incrível! Quero viajar.. hahahaha
    Beijinhos

    http://www.ericacruz.com.br

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 03:06

      Vaaamos pra Irlandaaaa! Hahahaha. Beijos, flor! 🙂

  • Tamara

    19 de agosto de 2015 at 23:58

    Que incrível! Queria muito ter tido algum tipo de experiência assim!
    um beijo
    http://www.tatices.com

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 03:03

      Espero que um dia tu consiga ter algo parecido como experiência, intercâmbio é algo que só acrescenta. Beijão! <3

  • Unknown

    20 de agosto de 2015 at 21:05

    Guriaaa que sonho! Quero ir também! hahha
    Beijão, Jardim de primavera

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 03:02

      É um sonho mesmo!! Hahaha, beijosss <3

  • Anônimo

    20 de agosto de 2015 at 22:00

    Tive que curtir o post, que cara ficou tudo muito completinho e eu super adorei. Penso muito em fazer intercâmbio. Mas infelizmente no momento não dá pra mim. Só que claro que é ótimo ir logo sabendo bastante a respeito, pra na hora que chegar o momento não fica naquela ansiedade e vacilar né?! Ha, ha. Super amei. Queria até assinar a newslletter do blog, pra receber e-mail quando fizer outro post. Mas pena que não tem como :-/

    Inquietudes Secretas

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 03:00

      Ah, espero que você consiga fazer teu intercâmbio e que, quando fizer, também compartilhe o planejamento com a gente! Pode deixar que tento "avisar" quando sair outro post, tá? Muuuuito obrigada, flor! <3

  • Camila

    20 de agosto de 2015 at 23:40

    O post ficou muito bem explicado..
    Já ouvi falar que esse país é ótimo.!

    http://www.chaeamor.com

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 02:56

      É sim, a Irlanda é muuito linda! Hahaha.
      Obrigada, flor! <3

  • Caroline Damasceno

    21 de agosto de 2015 at 23:28

    Eu sempre quis conhecer a Irlanda, eu acho que vai ser uma experiencia incrível. Não esquece de continuar postando sobre o intercâmbio pra gente, vou adorar saber tudo sobre os preparativos da viagem <33
    http://www.lenouveaugrunge.com/

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 02:47

      Vou postar sim, em breve tem mais post! Hahahaha.
      Obrigada, e espero que um dia você também faça uma viagem à Irlanda, e que adore a experiência! Beijosss <3

  • Marina Alessandra

    22 de agosto de 2015 at 19:49

    Que legal esse post e o seu blog <3 Parabéns e continue sempre…sucesso!
    Ah, meu grande sonho fazer intercâmbio, a experiência deve ser incrível ♥
    Beijo

    http://www.marinaalessandra.com

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 02:45

      Sempre foi o meu sonho também, e tô feliz demais em compartilhar e poder realizá-lo! Obrigadaaaa, mil beijos pra ti <3

  • Unknown

    23 de agosto de 2015 at 19:13

    Muito bom o post! Conheço uma menina que ficou um tempo na Irlanda e adorou, também tenho vontade de conhecer!

    http://www.brazilianvogue.com.br/

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 02:42

      Espero que um dia você vá, e que os posts possam te ajudar na tua experiência! Beijos beijos!

  • Unknown

    23 de agosto de 2015 at 23:39

    Adoorei o post, super bem explicado! Intercâmbio não é um investimento barato, então tem que fazer igual você e pesquisar DEMAIS. Também não gosto muito do serviço da IE.
    13 mil é bastante dinheiro, mas para um intercâmbio de um mês o preço está ótimo, paguei bem mais caro para o meu quando fiquei um mês na Inglaterra.

    Beijos, Love is Colorful

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 02:41

      Como disse, a IE foi uma decepção enorme pra mim.. Além do preço, o atendimento foi péssimo ): Mas, minhas amigas foram por ela e adoraram!

      Inglaterra é uma faca no peito, mas tô pensando em passar por lá! Obrigada pelo comentário <3
      Beijos!

  • Unknown

    24 de agosto de 2015 at 01:00

    Já estou seguindo seu blog, é um amor! ♥

    http://www.antesdaprimavera.com.br

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 02:39

      Muuuuito obrigada, meu bem! <3

  • Unknown

    24 de agosto de 2015 at 01:44

    1. Rafa Torres

      28 de agosto de 2015 at 02:38

      Thanks 🙂

  • Unknown

    15 de setembro de 2015 at 00:16

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • Unknown

    15 de setembro de 2015 at 00:18

    Oi Rafa, ficou satisfeita com o serviço da IPB? Estou para fechar com eles, mas não tinha muitas referências, embora tenha gostado do atendime

  • Unknown

    15 de setembro de 2015 at 00:19

    Oi Rafa, ficou satisfeita com o serviço da IPB? Estou para fechar com eles, mas não tinha muitas referências, embora tenha gostado do atendime

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post Anterior

Esmaltes do mês: Julho/15

Próximo Post

As séries que estou acompanhando atualmente